Quem Somos

A RIME iniciou actividade em Março de 1998.

O conceito de centro médico de Exames Auxiliares de Diagnóstico esteve sempre presente no desenvolvimento da RIME.

Em 1998 era necessário, após uma consulta de rotina no médico de família, recorrer dois, três ou mais centros, para a obtenção dos exames solicitados, lembrando a título de exemplo a realização de um exame radiográfico, um electrocardiograma e análises clínicas.

O doente foi desde sempre entendido como “um todo” e visto com necessidades crescentes de realização de exames de diferentes especialidades.

Essa percepção esteve assim no cerne da decisão de criar um centro de diagnóstico em que se pudessem reunir sinergias das diferentes especialidades que produzem exames auxiliares de diagnóstico e integrar os mais recentes conceitos de avaliação clínica.

Os benefícios desta estrutura têm sido reconhecidos por outros que mais recentemente têm integrado várias valências, em óbvio benefício dos utentes e de uma relação institucional mais profícua com os Centros de Saúde e colegas médicos prescritores de exames auxiliares.

Hoje na RIME é possível realizar, num mesmo tempo, exames das especialidades de Radiologia; Neurorradiologia; Cardiologia; Gastrenterologia; Pneumologia e Análises Clínicas.

A informatização de todos os relatórios produzidos permite, consulta de todo o processo e uma melhor correlação e interpretação dos resultados obtidos.

Desde o início de 2007, fruto de elevado investimento em sistemas informáticas, que estamos a criar arquivo de imagem, sendo assim também possível a avaliação comparativa não só com os textos dos relatórios, mas também com as próprias imagens que lhes deram origem, facilitando a interpretação evolutiva e melhorando a qualidade diagnóstica.

A constante actualização de equipamentos (Radiologia Digital; TAC multidetectores; Ecografia digital 3D/4D; ECG digital; Vídeo Endoscopia) e uma visão de futuro permitem-nos assim estar ao nível do “estado da arte”, nas diferentes especialidades.